Já estamos em outubro e começo a pensar nos vinhos que preciso selecionar para nossa viagem de final de ano. Como estaremos na praia a pedida certamente ficará para os espumantes, brancos e rosés. Isto se torna uma ótima oportunidade para enriquecer o blog com raros exemplares que pouco passam por aqui. Analisar estes tipos de vinho não é tarefa fácil pois são leves, rápidos e com características sensoriais muito mais sutis do que encontramos nos tintos. Então vamos ao ponta pé inicial do Projeto Vinhos de Praia !
Para começar escolhi um rosé nacional, feito pela Almadém e com um preço quase irresistível (R$12). A Vinícola Almadén fica na Região da Campanha Gaúcha (compreende os municípios de Santana do Livramento Candiota, Hulha Negra, Bagé, Dom Pedrito, Quarai, Alegrete e Uruguaiana), próxima ao Cerro de Palomas. Fazendo divisa com Rivera no Uruguai e situada no paralelo 31º Sul possui inverno muito rigoroso e verão seco e quente. O solo de maneira geral é arenoso, profundo e muito bem drenado, o que ajuda a produzir uvas com boa acidez e grande concentração de açúcar.
Na garrafa, com tampa tipo rosqueável (screwcap), mostra uma coloração cereja clara e brilhante. O aroma é discreto com morango, maçã e alguma nota vegetal ao fundo. Na boca é levemente picante, com boa intensidade e final curto. Mostrou ótima acidez e o álcool não incomoda nem um pouco.
Já comentei outros vinhos da Amadén como o Tannat (relembre) e o Riesling (relembre). Este último também pode ser uma ótima opção para o verão, com ou sem praia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário