sábado, 15 de outubro de 2011

138. Tsantali - Nemea - 2008

Parafraseando o poeta português Fernando Pessoa e ajustando ao contexto enocultural do blog eu diria que "experimentar é preciso". Já se vão pelo menos dois anos que dificilmente repito um rótulo em minhas experimentações no Mundo Vitis. Ao olhar para a barra lateral onde temos a divisão por países e contar doze locais diferentes onde o vinho é produzido, fico imaginando o quanto é global a vitinicultura. Rapidamente é possível sentir falta de alguns países como Estados Unidos, Alemanha, Áustria e Hungria. Vou tentar corrigir este lapso o mais breve possível.
Aproveitando a questão dos países produtores segue o ranking mundial de produção de vinho: França(1) e Itália(2) travam uma briga histórica e constantemente alternam a primeira posição, na sequência temos Espanha(3), EUA(4), China(5), Argentina(6), Austrália(7), África do Sul(8), Chile (9), Alemanha(10), Romenia(11), Portugal(12), Rússia(13), Grecia(14), Brasil(15), Hungria(16), Austria(17), Ucrania(18), Servia(19) e Nova Zelandia(20).
Mas agora o assunto é a Grécia, mais especificamente o Tsantali Nemea 2008. Já falei sobre outros rótulos deste produtor (Tsantali). Já Nemea é uma famosa região produtora do sul da Grécia com clima tipicamente mediterrâneo e solo calcário. Produzido com a uva Agiorgitiko mostrou coloração rubi bastante fechada e boa formação de lágrimas na taça. O aroma ficou inicialmente fechado e depois evoluiu um pouco, ainda assim discreto com alguma fruta vermelha madura, cereja e talvez cravo (muito sutil). No paladar é bem mais característico com taninos marcantes e boa acidez. Bom corpo e final médio. É um vinho muito interessante e, apesar de ter bebido sem acompanhamento, me pareceu bastante gastronômico (um espaghetti ala carbonara seria perfeito).

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :





Nenhum comentário:

Postar um comentário