terça-feira, 26 de março de 2013

250. Cantine Di Ora - Nero D'Avola - 2010

Fazia algum tempo que eu não incluía uma nova variedade de uva no blog. Comprei este vinho de forma muito despretensiosa no Supermercado Mercadorama por R$16,50 e ele mostrou que realmente não vale mais do que isso.
A Nero D'Ávola é originária da Sicília e conhecida também como Calabrese. É cultivada principalmente no sul da ilha e é responsável por produzir ótimos tintos e participar do corte do famoso Marsala. Apresenta grande dificuldade de amadurecimento em regiões altas, sendo que regiões com maior predominância de calor e sol favorecem seu cultivo.
Não encontrei referências da Cantine di Ora na web, portanto esta marca passa como desconhecida pelo Mundo Vitis.
O vinho é bastante simples e todas as suas características organolépticas são discretas. Nos aromas de frutas vermelhas, ameixa e framboesa madura tentam destaque sem sucesso. Na boca é leve, com adstringência muito sutil e acidez baixa. É rápido em sua persistência e final trazendo novamente as frutas e algum vegetal (quase imperceptível). Gastronomicamente teríamos que classificar como tinto "bem" leve, para acompanhamento de pratos igualmente simples e pouco condimentados.



Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :

Nenhum comentário:

Postar um comentário