sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

239. Reguengos - Alentejo - 2010


É produzido pela Carmim - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, fundada em 1971 por um grupo de 60 viticultores.
Atualmente é a maior adega da região do Alentejo com capacidade de receber mais de um milhão e duzentos mil quilos de uvas por dia, envazar quinze mil garrafas por hora e armazenar até trinta e dois milhões de litros. Outro rótulo da Carmim que já passou pelo Mundo Vitis foi o Monsaraz (relembre).
Atualmente Portugal ocupa o quinto lugar em número de vinhos degustados aqui no blog, ficando atras de Argentina, Chile, Itália e Brasil. Porém, acredito que muito em breve esta situação será alterada, pois os exemplares portugueses mostram-se ótimas compras na relação preço x qualidade.
Produzido a partir das uvas Trincadeira (40%), Aragonez(40%) e Castelão (20%), mostra brilho e limpidez, além de uma coloração que denota muita jovialidade. Como bom representante alentejano apresenta aroma frutado intenso e cativante.
A cada novo gole recebemos o convite de nossa memoria olfativa para cheirá-lo e é quase um movimento automático levar a taça próximo ao nariz. Ao paladar já não é tão contagiante, mas ainda assim extremamente agradável. Taninos bem definidos e perceptíveis, acidez moderada e álcool sem destaque no conjunto. Corpo leve e equilibrado com final de média duração.
Um vinho bastante versátil e certamente um bom investimento para manter disponível na adega.



Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :



Nenhum comentário:

Postar um comentário