sábado, 29 de dezembro de 2012

238. Rosso di Montalcino - Castello Banfi - 2010

A Castello Banfi é propriedade da família Mariani e detém grande reputação na produção de vinhos na Itália, principalmente na Toscana onde produz os famosos Brunellos. Com seus vinhedos chegando a impressionante extensão de 3.000 hectares foi pioneira no processo de aprimoramento genético da uva Sangiovese com pesquisas iniciadas a mais de 20 anos. Também estuda a redução de sulfitos (conservantes), manejo orgânico das vides, possui tanoaria (produção de barricas) própria e investe pesadamente na implementação tecnológica. Em sua principal edificação, o Castello Banfi, que na verdade é o Castello di Poggio alle Mura, foram criados um museu, adega, enoteca e uma luxuosa hospedaria (para no máximo 14 casais com diárias a partir de 400,00 Euros).

Esse Rosso di Montalcino é produzido a partir da uva Sangiovese passando entre 10 e 12 meses em barris/barricas de carvalho, descansando mais 6 meses na garrafa antes de ser colocado a venda. Nas pesquisas que fiz sobre este tipo de vinho, foi possível constatar que ele é uma alterantiva comercial para os produtores da região. Como os Brunellos demoram mais tempo para chegarem ao mercado (o processo de produção é longo) e algumas partes dos vinhedos não são utilizados em sua composição, o Rosso entra como "opção" alternativa e rentável.
A bela coloração rubi muito brilhante e seu aroma extremamente frutado já demonstram seu potencial. Cereja, ameixa vermelha e mirtilo, com notas de baunilha criam um ótimo conjunto olfativo. Médio corpo, elegante, equilibrado e com um frescor bastante interessante. A madeira é pouco percebida no paladar, final longo e agradável. É o tipo de vinho que não percebemos quando acabou e fica o gostinho de quero mais. Aproveito para agradecer o confrade Anderson por ter compartilhado este rótulo.

Um excelente final de ano a todos os amigos e seguidores do Mundo Vitis
Que 2013 continue trazendo alegrias, saúde, paz e novos rótulos para nossas adegas!!!



Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :




Um comentário:

  1. Achei fantástico o seu blog! Sempre confiro suas avaliações antes de comprar um vinho.Mas, se me permite, gostaria de fazer uma sugestão: assim como é possível irmos direto aos posts com vinhos em determinada faixas de preço, ou tipo de uva ou países de origem do vinho, seria ótimo pudéssemos pesquisar diretamente os posts conforme sua avaliação dos vinhos. Explicando melhor, seria ótimo se conseguíssemos acessar diretamente os posts sobre vinhos de avaliação "recomendo" ou "excelente" ao clicar na legenda no canto direito da página...

    ResponderExcluir