domingo, 13 de janeiro de 2013

240. Antu Ninquem - Cabernet Sauvignon - Carmenere - 2010


Após diversos estudos numerológicos e cálculos escalafobéticos decidimos, eu e a Karla, que três é o número de filhos perfeito e alinhado com nossos ascendentes astrológicos. Nossa casa parecer pequena, termos trocado nosso carro por outro de sete lugares e os valores triplicados da escolinha também auxiliaram um pouco neste processo. A ideia de planejamento familiar faz todo sentido agora, sendo assim, como genitor, macho e cabra da peste que sou, e também com a imposição da Karla, "decidi" pela vasectomia. 
Definida como uma cirurgia de esterilização voluntária (nem sempre!) é feita através da ligadura (secção) dos canais deferentes do homem apenas com anestesia local. Este método torna o homem estéril sem interferir na produção de hormônios nem em seu desempenho sexual. Sinceramente o procedimento cirúrgico no meu caso foi muito tranquilo e os 30 minutos que fiquei esticado na maca conversando com o Dr. Samir passaram rapidamente. Saí do hospital sem problema algum e voltei dirigindo para casa. Desconsiderando o fato de, após umas duas horas da cirurgia, eu ter a sensação que levei um chute do Anderson Silva no saco, minha recuperação foi bem aceitável.
Este vinho chileno ganhei de presente de aniversário do compadre Fabiano, que também já passou pelas "mãos" do Dr. Samir. Além disso quebrei uma de minhas regras de ouro, onde deveria beber o vinho com quem me presenteou. Como não fiz isso, vou esmerar nos detalhes para que minhas impressões sejam suficientes para matar a curiosidade do grande amigo. 
Com conjunto externo composto por uma garrafa pesada, rótulos elegantes e discretos, ótimo material que protege a longa rolha de cortiça natural, já demonstra o cuidado do produtor em causar boa impressão. Sua cor é fechada, densa, de um rubi intenso e profundo. A profusão de aromas preenche o olfato com notas de amoras e ameixas maduras, pimentão, baunilha e nota final tostada lembrando tabaco. Ao paladar continua entregando frutas negras maduras com muita suculência  Os taninos ainda muito vivos certamente seriam acalmados com maior tempo de descanso. Penso que seja um vinho para 5 anos de guarda ou mais. Muito corpo, com um conjunto equilibrado e final de boca longo.
Consultando a página do produtor observei a indicação que 100% do vinho passa por estágio de 14 meses em barricas. Sendo estas 20% de carvalho americano e 80% de carvalho francês, metade novas e metade de segundo uso. A ficha técnica ainda revela composição de 70% Cabernet Sauvignon (uvas colhidas em 5 de maio de 2010) e 30% Carmenere (uvas colhidas em 20 de maio de 2010) sendo as vinhas com idade de 13 anos. Este mesmo rótulo, mas com safra de 2009 obteve 90 pontos na avaliação de Robert Parker e do Descorchados (mais importante guia de vinhos do Chile).



Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :



4 comentários:

  1. Oi Roger,

    gostei do post. Nós achamos que uma filha já é suficiente, assim que tomando coragem e respirando fundo...: Será que tem como me passar o telefone desse Dr. Samir? É aqui em Curitiba? Prefiro pegar a recomendação de alguém conhecido (porém pelo mundo virtual, mas conhecido) que tentar sorte por aí.

    Grato, e saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manolo!
      Inicialmente também pensávamos em apenas ter o Felipe, mas a casa e nossos corações tinham espaço para mais um anjinho. Tiramos a sorte grande e vieram duas princesinhas!
      O Dr. Samir Haurani atende aqui em Curitiba sim. No meu caso como tenho plano da Unimed a cirurgia foi no Hospital da Cruz Vermelha, tudo muito tranquilo. Mas ele faz o procedimento, se particular, no consultório:
      Rua Emiliano Perneta, 680 / Cj 1305 - Centro
      Curitiba / PR
      Telefones: (41) 3223-7836

      Grande abraço!

      Roger - Mundo Vitis

      Excluir
  2. Grande Roger,

    Muito obrigado pela resposta, já agendei, agora é só ir para o matadouro e experimentar o chute de Anderson Silva no saco.

    E falando de chute no saco, já ficou sabendo que desde o 1 de março os vinhos vão encarecer pela nova ST? Falarem-me isso na loja da Decanter da Visconde de Guarapuava.

    Abraço, e obrigado de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho acompanhado a questão da tributação sobre vinhos já faz algum tempo, e mesmo com os esforços das associações de produtores e comerciantes não vejo boas perspectivas. Quanto ao caso de ST vai depender muito do MVA que será aplicado. Este é um embrólio gigantesco que envolve assinatura de protocolos entre os estados (pois eles determinam os índices utilizados).

      Grande abraço!

      Excluir