domingo, 6 de novembro de 2011

150. Rupestro Cardeto - Merlot/Sangiovese - 2009

Para comemorar (com atraso) o Aniversário do compadre Adriano nos reunimos na Pizzaria Casa Buzzi. A pizza é boa mas o principal está no excelente atendimento. Basta saber que todos os vinhos que pedimos vieram na temperatura correta e a cada garrafa uma nova leva de taças era trazida. Também conta com o Clube do Albert para a criançada, um lugar reservado, com brinquedos educativos e monitoras. Bebericamos, em meio ao animado papo, três garrafas: este Rupestro Cardeto, o Artero Tempranillo e o Finca La Linda Malbec. Todos foram devidamente catalogados e serão publicados nos próximos posts.

A Cantina Cardeto foi fundada em 1949 com uma área de 800 hectares para produção na região de Orvieto (DOC). Faz parte da Umbria, província de Terni, com cerca de 20.600 habitantes. Uma curiosidade sobre Orvieto são suas galerias de túneis subterrâneos, esculpidas ao longo de 3000 anos de história. Os etruscos começaram as escavações e construção dos túneis com fins militares. Na idade média, com o crescimento descontrolado de sua população o subsolo foi continuamente ampliado para fins produtivos: prensas de azeitona, estocagem de azeite, produção de vinho, criação de pombos para abate (a carne de pombos era muito apreciada e abundante na época). Além disso os incontáveis poços armazenavam água para consumo da população. Mas sem dúvida a mais impressionante obra subterrânea é o Poço de São Patrício com 58 metros de profundidade e 13 de diâmetro, formando uma espécie de torre invertida. Possui 70 janelas flanqueadas por duas escadas em caracol que nunca se encontram, feitas dessa forma para que o fluxo de pessoas e animais que subiam e desciam não perdesse a fluidez. Durante a II Guerra algumas galerias também serviram de ponto de abrigo e esconderijo para os militares italianos.

Algumas fotos do Poço de São Patrício impressionam.

Com um corte 80% Merlot e 20% Sangiovese entregou exatamente o que eu esperava. No nariz muita fruta mais do que madura, ameixas negras, uvas secas e uma nota floral alegre mas contida. Saboroso, envolvente, com a Sangiovese "cortando" a seriedade da Merlot de forma muito equilibrada. Seu final é longo e agradável, convidando ao próximo gole.
A reação na mesa foi surpreendentemente unânime, pois agradar os paladares masculinos e femininos é tarefa difícil para qualquer vinho.

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :

Um comentário:

  1. Excelente momento compartilhado e ótima análise do vinho. Aguardo os demais. Abs.

    ResponderExcluir