domingo, 16 de outubro de 2011

139. Marichal - Merlot - 2006

Este rótulo uruguaio apresentado pelo compadre Fabiano foi uma grata surpresa. Composto 100% de uva Merlot é produzido pela Bodega Marichal e Hijos, fundada e 1938 em Etchevarría, Canelones, sul do Uruguai. Atualmente é comandada pela quarta geração da família que colhe os frutos de uma administração sempre voltada para a qualidade e nunca a quantidade. Possui reservatórios subterrâneos com capacidade de 250 mil litros e aproximadamente 50 barricas de carvalho francês e americano. A vinícola mantém suas características nas raízes familiares com apenas 26 funcionários (na época da colheita sobre para 60).
Sem nenhuma relação com a família Marichal mas com aquela pontada provocativa, me veio lembrança da "briga" entre Argentina e Uruguai pelas origens do tango. Basta ver o recalque dos hermanos quanto a famosa "La Cumparsita" composição do músico uruguaio Gerardo Matoz Rodrigues que é considerado o tango mais difundido no mundo (lembre dele aqui).

A região de Canelones possui solo argiloso, calcário e permeável, com clima bastante temperado (dias ensolarados e noites frescas). Está a menos de 30 quilômetros do oceano Atlântico o que coloca uma suave brisa marinha a sua disposição. Em seus vinhedos também são cultivadas a Tannat, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Chardonnay, Semillón e Sauvignon Blanc.
Inicialmente o vinho mostrou uma seriedade excessiva com aroma muito fechado. Somente após quinze minutos começou a abrir um discreto bouquet. Visualmente de cor escura, pouca transparência e com halo aquoso bastante evoluido, mostrando sua idade. Eleganárioste, intenso e com ótimas camadas gustativas que vão se sobrepondo gradativamente. Certamente teríamos conseguido mais de suas características com uma aeração prévia. Acredito que seu preço esteja na faixa de R$20.


Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :

Nenhum comentário:

Postar um comentário