Lá se vão duas semanas sem escrever uma linha sobre vinhos. Não que eu esteja sem beber mas o tempo para me dedicar ao blog é que parece ter encolhido.
Tenho anotado e guardado várias considerações sobre rótulos e momentos importantes em que foram degustados. Um desses momentos foi no último final de semana quando ganhei da Karla uma garrafa de vinho do Porto branco.
Quando George Sandeman, um jovem escocês, comprou uma adega em Londres no ano de 1790, ele não imaginava que esta marca seria conhecida no mundo do vinho como referencia de qualidade e prosperidade. No início do século XX foi uma das primeiras empresas de vinho a investir pesadamente em propaganda. Com anúncios criativos e a imagem de "Don", vestido como um cavaleiro espanhol com uma capa de estudante português e um enorme chapéu de abas largas, surpreendeu toda Europa. Na década de 80, Sandeman aliou-se a empresa Seagram com sede no Canadá e uma nova era começou. A última grande movimentação foi em 2002, quando entrou para o Grupo Sogrape. Atualmente a cada minuto uma média de 21 garrafas de Sandeman são comprados. É uma marca mundial, com distribuição em mais de 55 países.
O vinho do porto branco é feito apenas com uvas brancas e descansa em grandes balseiros de carvalho. Este Sandeman Porto Branco apresenta um coloração amarela ouro com muito brilho e carregada com reflexos de âmbar. No aroma é evidente as frutas em compota como abacaxi e pêssego. Na boca é bastante adocicado com pouca acidez. Acredito que deve ser servido fresco pois sua doçura pode torná-lo enjoativo. É um vinho licoroso que casa perfeitamente com sorvete ou outras sobremesas cremosas. Normalmente é produzido para ser bebido jovem, entre 2 e 3 anos, e após aberto permanece fresco por até quatro semanas (conservar sob refrigeração).
Minha recomendação, por experiência própria, é que não se deve exceder as duas ou três taças, pois com alto teor alcoolico e grande residual de açúcar, a dor de cabeça é garantida.
Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :
Roger, já tive vontade de experimentar vários rótulos após ler seus posts, mas esse post em especial me trouxe muuuuitas boas lembranças...
ResponderExcluirNo ano que morei em Portugal, fui muitas vezes fazer a visita guiada da Sandeman, na cidade do Porto. Sempre após a visita, havia uma degustação das variedade de vinho do Porto, e uma "tarte" delicoosa de amêndoas para acompanhar...
Obrigada pelo momento de voltar no tempo hoje...
Beijo
Fabi