sexta-feira, 1 de julho de 2011

108. Durigan - Merlot - 2009

Já comentei outro rótulo da Durigan (relembre) aqui no blog. Naquela oportunidade havia experimentado o Cabernet Sauvignon e não foi totalmente aprovado pelo meu paladar. Retornamos recentemente na loja para comprar "quentão", pois iremos comemorar o aniversário de dois anos do Felipe com uma festinha junina. Aproveitando a visita e decidido a dar uma nova oportunidade a Durigan, comprei um Merlot com safra 2009 por R$17.
A história da família Durigan, que chegou ao Brasil em 1845 vinda de Treviso, é muito parecida com a maioria dos imigrantes italianos que desembarcaram no porto de Paranaguá. Inicialmente instalaram-se no litoral mas como as condições climáticas, geográficas e também as características do solo não ajudavam nas principais culturas, estes italianos decidiram subir a serra em direção a Curitiba. Mesmo com diversas dificuldades conseguiram prosperar e adquirir alguns lotes na colônia de Santa Felicidade. Infelizmente o site da Durigan não inforam detalhes da evolução da família e da vinícola, mas certamente a produção inicial de vinho era artesanal e para consumo próprio. Atualmente a loja é uma atração turística importante de Curitiba e além dos vinhos, grapas, espumantes, sucos, oferece uma grande quantidade de produtos coloniais como queijos, salames e compotas.
Quanto ao vinho que comprei mostrou-se melhor que o anterior. Na taça a mesma cor fechada porém com aromas mais frutados. O bouquet evolui muito bem com alguns minutos de espera e aida mostrou notas defumadas e com madeira no final de taça. Na boca, diferente do nariz, continua com a linha mais agressiva que pode não agradar a todos os paladares. É bastante tânico e rústico, deixando um certo amargor no retrogosto. Mostrou final médio e uma acidez acentuada que pode ser amenizada com alguma combinação gastronômica mais robusta. Uma pasta com molho ragu ou uma lasanha bolonhesa certamente combinam.

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :





Clique para mais detalhes e preço nas lojas on-line:

Nenhum comentário:

Postar um comentário