É normal que nosso olhar fique mais atento quando passeamos pelas prateleiras de vinhos nos supermercados. Desenvolver alguma metodologia para esquadrinhar e organizar todos os rótulos, cepas, safras e preços de maneira a visualizar oportunidades não é facil. Confesso que nas últimas semanas tenho obtido certo sucesso em minhas investidas na compra de vinhos. Este exemplar da Vina Amalia foi um destes casos.
Parado em frente a prataleira de chilenos, no Carrefour, um estranho no ninho se destacou. Não sei exatamente o que o argentino fazia ali mas estava inclusive com preço: R$17,50 (dois dias depois esse mesmo vinho estava disposto junto com seus irmãos argentinos e o preço reajustado para R$25,90).
No contra-rótulo indica o corte de 55% cabernet sauvignon e 45% merlot. Particularmente gosto muito desta combinação. É um vinho de cor muito escura, fechado, sem muito brilho. Formou muitas lágrimas lentas que pintam as paredes da taça. Não é dos mais aromáticos, apresentando notas de frutas muito maduras (amora) e alguma coisa de baunilha. Na boca é bastante simples e agradável. Boa acidez e taninos macios, discretos, com certa firmeza e alguma elegância. O final é curto mas traz um toque tostado (certamente pela passagem de 30% do vinho durante 6 meses em barricas de cravalho).
Acredito que este vinho esteja em sua curva descendente no gráfico de qualidade x tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário