Este vinho é produzido pela vinícola Caldora na província de Ortona, região de Abruzo, Itália. É feito com 100% de uvas montepulciano. A garrafa escura e pesada, demonstra um visual sóbrio, o rótulo tem predominância do preto e detalhes em dourado. A longa rolha é de cortiça maciça e personalizada. O conjunto rótulo e garrafa mostra elegância, seriedade e a preocupação de passar uma impressão de austeridade.
Possui coloração muito escura, quase negra com reflexos roxos e nenhuma transparência. Ótima formação de lágrimas, lentas e contínuas. Não utilizo o termo untuoso pois acho muito "forçado" e esnobe, mas este vinho apresenta muito corpo.
Mostrou aroma intenso e penetrante com frutas negras muito maduras, principalmente amoras-pretas, com notas de tabaco e baunilha. Senti ainda outra nota muito marcante que não consegui identificar (algo que lembra palha seca). Possui bouquet floral e convidativo ao primeiro gole.
A análise gustativa é muito prazerosa entregando tudo que apresentou no nariz. Indicou grande potencial. Ótima acidez e taninos arredondados criaram uma sensação de adstringência agradável e correta. A madeira, assim como o álcool, está integrada, em perfeita harmonia com o conjunto. Se o compadre Fabiano queria impressionar com o presente, conseguiu!
É com vinhos como este que o Velho Mundo(*) mostra sua força e tradição, restando ao Novo Mundo(**) tentar equiparar as coisas com muita tecnologia e disposição.
(*)Europa
(**)África do Sul, Austrália, EUA, Brasil, Chile, Argentina
Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :
Clique compare preços e leia mais detalhes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário