domingo, 31 de outubro de 2010

Brisa - Cabernet Sauvignon - 2009

Produzido pela Vina Vistamar, Vale Central, Chile, apresenta coloração intensa, com vermelho muito escuro, toques de violeta e pouca transparência.
Parti para a análise olfativa com a impressão de ter visto minúsculas bolhas se formando na superfície do vinho. Notei um aroma estranho entre o vegetal e o químico. Agitando a taça, apresentou pimentão, fruta vermelha muito madura e couro. Agora também evidenciou algo entre o sulfuroso e o foxado (pelo de animal molhado). Poderia ou deveria parar por aqui minha degustação, pois todos os indícios levam a um processo de deterioração (ainda inicial) ou um vinho muito mal elaborado. Mas minha curiosidade foi maior e parti para a análise gustativa. Pouco sabor, muita adstringência, o odor sulfuroso veio a boca junto com uma acidez desagradável e persistênte. Finalmente conheci meu primeiro vinho "deteriorado". Para minha sorte é uma garrafa de 375ml e paguei R$8 por ela. Outro item que não destaquei mas que agora faz sentido, foi a pressão esquisita que ao retirar a rolha respingou um pouco de vinho na mesa. Normalmente sou bastante cuidadoso na abertura da garrafa e dificilmente ocorre algum acidente. Pretendo adquirir outra garrafa para analisar este rótulo novamente (se meu psicológico permitir!).

Fiquei em dúvida sobre publicar esse post pois não é exatamente uma análise. Pensei melhor e achei importante destacar as características de um vinho deteriorado. É importante em casos de problemas com o vinho informar o estabelecimento onde foi comprado. Certamente não haverá problemas no reembolso pois normalmente os atacadistas já tem pré-estabelecido com os importadores um percentual de devolução.


Nenhum comentário:

Postar um comentário