Esta linha foi lançada da década de setenta em homenagem a uma titulação recebida por José de Santiago Concha y Saltatierra do rei Felipe V, da Espanha, em 1718. O sétimo Marques da Casa Concha, Dom Melchor de Santiago Concha y Toro, que em 1883 fundou a vinícola Concha y Toro, era descendente direto de Jose de Santiago.
Este rótulo já recebeu por várias vezes pontuações excelentes na Wine Spectator, que é uma publicação norte-americana específica e considerada a mais influente no mundo vitis.
A safra 2007 é considerada histórica, tanto que a vinícula identifica com um rótulo no gargalo da garrafa: cosecha historica. O clima seco e as grandes amplitudes térmicas contribuiram para esse diferencial. Leva em sua composição cerca de 10% de Cabernet Sauvignon, certamente para auxiliar na longevidade. Este vinho fica descansando em barris de carvalho de 15 a 18 meses.
Decidi abri-lo para brindar uma ocasião mais do que especial: o aniversário de minha esposa.
A análise visual da pesada garrafa já faz parte desse experiência gratificante. O capricho no design dos rótulos, os detalhes em dourado, lacre superior feito em metal de ótima qualidade e a longa rolha de cortiça maciça completam o conjunto externo.
Na taça possui cor rubi escura, granada, praticamente sem transparência. Forma lágrimas grossas e lentas. Quanto ao aroma foi uma experiência interessante. Acredito que por não ter decantado e servido diretamente nas taças, o bouquet ficou "fechado" por quase dez minutos. Após esse tempo ele oxigenou e passou a preencher nosso olfato com marcantes notas de cereja, baunilha, tabaco e madeira. Ao paladar é bastante intenso com taninos finos e macios. Retrogosto com lembança de chocolate e excelente persistência. Fiquei muito impressionado com o equilibrio do conjunto: fruta, madeira, acidez e alcool. Neste último item deve estar o grande segredo, pois com 14,5 graus deveria ser mais agressivo e, ao contrário, é fácil de beber inclusive sem acompanhamento. Potência absolutamente controlada.
Sua faixa de preço está entre R$80 e R$90.
Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :
Clique compare preços e leia mais detalhes:
Tá bebendo bem hein guri!!!
ResponderExcluirAbração!!!
Beleza de narrativa rica em detalhes, vou a caça de uma dessas garrafas, srsrsrsrs
ResponderExcluirNossa! Deu vontade de ter mais um da CYT em casa, hahahaha! Abraços
ResponderExcluirPatrícia,
ResponderExcluirEste vinho (ou esta linha) realmente tem muito a oferecer. Vale a pena ter na adega para momentos especiais.
Obrigado pela visita!
Grande abraço.
Roger