terça-feira, 10 de agosto de 2010

Marques de Casa Concha - Merlot - 2007

Esta linha foi lançada da década de setenta em homenagem a uma titulação recebida por José de Santiago Concha y Saltatierra do rei Felipe V, da Espanha, em 1718. O sétimo Marques da Casa Concha, Dom Melchor de Santiago Concha y Toro, que em 1883 fundou a vinícola Concha y Toro, era descendente direto de Jose de Santiago.
Este rótulo já recebeu por várias vezes pontuações excelentes na Wine Spectator, que é uma publicação norte-americana específica e considerada a mais influente no mundo vitis.
A safra 2007 é considerada histórica, tanto que a vinícula identifica com um rótulo no gargalo da garrafa: cosecha historica. O clima seco e as grandes amplitudes térmicas contribuiram para esse diferencial. Leva em sua composição cerca de 10% de Cabernet Sauvignon, certamente para auxiliar na longevidade. Este vinho fica descansando em barris de carvalho de 15 a 18 meses.
Decidi abri-lo para brindar uma ocasião mais do que especial: o aniversário de minha esposa.

A análise visual da pesada garrafa já faz parte desse experiência gratificante. O capricho no design dos rótulos, os detalhes em dourado, lacre superior feito em metal de ótima qualidade e a longa rolha de cortiça maciça completam o conjunto externo.
Na taça possui cor rubi escura, granada, praticamente sem transparência. Forma lágrimas grossas e lentas. Quanto ao aroma foi uma experiência interessante. Acredito que por não ter decantado e servido diretamente nas taças, o bouquet ficou "fechado" por quase dez minutos. Após esse tempo ele oxigenou e passou a preencher nosso olfato com marcantes notas de cereja, baunilha, tabaco e madeira. Ao paladar é bastante intenso com taninos finos e macios. Retrogosto com lembança de chocolate e excelente persistência. Fiquei muito impressionado com o equilibrio do conjunto: fruta, madeira, acidez e alcool. Neste último item deve estar o grande segredo, pois com 14,5 graus deveria ser mais agressivo e, ao contrário, é fácil de beber inclusive sem acompanhamento. Potência absolutamente controlada.
Sua faixa de preço está entre R$80 e R$90.


Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :






Clique compare preços e leia mais detalhes:


4 comentários:

  1. Beleza de narrativa rica em detalhes, vou a caça de uma dessas garrafas, srsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Deu vontade de ter mais um da CYT em casa, hahahaha! Abraços

    ResponderExcluir
  3. Patrícia,
    Este vinho (ou esta linha) realmente tem muito a oferecer. Vale a pena ter na adega para momentos especiais.
    Obrigado pela visita!
    Grande abraço.
    Roger

    ResponderExcluir