Estamos comemorando o aniversário de minha sogra passando o final de semana na pousada Villa Passaredo, em Tijucas do Sul, município distante 40km de Curitiba. O sábado foi ótimo e o clima colaborou bastante. O pessoal foi relaxar na hidromassagem e eu fiquei encarregado de fazer o Felipinho dormir. Aproveitei a oportunidade para degustar com calma o rótulo que trouxe de minha viagem a Bento Gonçalves/RS.
A Barbera Piemonte é uma variedade de uva italiana conhecida por sua alta acidez, taninos amenos e baixo teor alcoolico. Amadurece relativamente tarde e tem boa adaptação a climas quentes. Encontrei referencias na web que além da Itália é cultivada nos EUA, Grécia, Austrália, Israel e Romênia. No Brasil estava praticamente extinta desde a década de setenta e foi resgatada no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, recentemente.
Este exemplar é a linha Michele Carraro da Vinhos Reserva da Cantina, estabelecida em Bento Gonçalves. Foram produzidas pouco mais de 2.000 garrafas com a safra 2005. Possui cor rubi intensa com pouco brilho. O aroma é de frutas negras muito maduras e bastante couro. No paladar é rústico e intenso. Encorpado e com estrutura envolvente pode acompanhar muito bem antepastos, queijos tipo roquefort e gorgonzola, embutidos e defumados. Por esta garrafa paguei R$24.
Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :
Nenhum comentário:
Postar um comentário