Continuamos com sorte quando o assunto é a meteorologia. Mesmo com todas as previsões para chuva nosso último dia amanheceu com sol e uma temperatura muito agradável.
Nosso passeio esta manhã será no Caminhos de Pedra. Esse roteiro turístico inclui várias propriedades particulares de descendentes de imigrantes italianos.
Paramos na Casa da Ovelha onde assistimos um filme sobre o processo de industrialização dos produtos: queijos, iogurte, doce de leite.
A degustação é personalizada e o atendimento muito bom.
Seguimos em frente até a Casa e Cantina da família Strapazzon. Possui um conjunto de casas históricas, algumas em madeira e outras em pedra, que serviram em 1995 para algumas filmagens do filme "O Quatrilho". Fizemos degustação de vinhos e produtos coloniais.
A casa onde foram feitas cenas de "O Quatrilho".
Na loja é difícil decidir o que levar.
A última parada foi na Vinícola Salvati e Sirena. Fomos muito bem recebidos e degustamos alguns vinhos com as uvas Goethe, Moscato, Barbera Piemonte e Peverella. Esta última estava praticamente extinta e foi resgatada pela vinícola. Seu nome vem de pevero que significa pimenta, em função de seu sabor levemente picante.
Dentro do salão central uma grande mesa em formato octogonal.
A tarde, saímos do hotel e andamos apenas três quadras para conhecer a Vinícola Aurora.
A visitação é gratuita e dura cerca de 30 minutos. Inclui os tanques de concreto revestidos de fibra de vidro, os corredores com barris de carvalho, tanques de inox e enormes pipas de madeira. Após passarmos por longos corredores subterrâneos, alguns passam por baixo das ruas da cidade, chegamos a Cave di Bacco, onde é oferecida a degustação de vários produtos.
A fonte, que fica dentro da sala de degustação, possui
corante na água que passa a impressão de ser vinho.
Nossa aventura está chegando ao seu final. Nosso pequeno comportou-se muito bem e demonstrou ser um ótimo parceiro de viagem.
A partir da próxima semana o "Mundo Vitis" volta com sua programação normal: posts com considerações e análises sobre vinhos. A boa notícia é que na bagagem, além de souvenirs e chocolates, estou trazendo 15 garrafas de bons vinhos para degustar.
Grande abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário