Nosso dia começou as 09:00h quando saímos do hotel Dall´Onder Vitória onde estamos hospedados em direção a Estrada da Vindima. O Vale dos Vinhedos é uma região serrana distante 130 km de Porto Alegre composta pelos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Nosso passeio pelo vale incluiu a visita a cinco vinícolas que vou descrever de maneira rápida.
Posteriormente farei posts específicos e detalhados sobre cada uma delas.
Iniciamos pela gigante da região: a Miolo. Para a visita guiada pelas instalações é cobrada taxa de R$10 por pessoa, que posteriormente podem ser revertidos em bônus na loja. Inclui explicação detalhada sobre as uvas utilizadas, forma de plantio, locais, tipos mais utilizados, influência do solo e clima na qualidade dos vinhos, etc. Conhecemos os grandes tanques de aço, as caves com suas barricas de carvalho francês e americanos, onde o vinho "descansa", a linha de envaze e finalmente a degustação. Durante a prova de alguns vinhos o enólogo que acompanha a visita propicia um mini curso sobre degustação e análise dos vinhos. Este programa é obrigatório para quem vem em busca de conhecimento sobre o Mundo Vitis. Durante a degustação foram oferecidos cinco tipos de vinhos.
Vinícola Miolo: a Karla e o Felipe também aproveitaram a visita.
A linha de produtos é muito grande e convidativa. Compramos seis rótulos diferentes e despachei via transportadora para Curitiba.
Saímos da Miolo e fomos para outra vinícola, esta de médio porte: a Cordelier.
Conhecida pelos seus vinhos licorosos, preserva nas suas instalações o ambiente rústico e acolhedor. Também fizemos a degustação de quatro vinhos finos e dois licorosos (conhecidos como Vinhos do Porto).
Vinícola Cordelier: O atendimento foi personalizado e os licorosos realmente são um diferencial.
A hora do almoço foi muito bem vinda pois o dia ainda prometia várias experiências enológicas.
Nosso guia, o "sotero-paulistano-gaúcho" Edgar, indicou o restaurante Canta Maria, com comida típica italiana. Visita obrigatória para quem vem a região. Outra indicação do Edgar foi o pedido de uma taça de vinho cabernet sauvignon da Valmarino para acompanhar a refeição.
Restaurante Canta Maria: A taça provavelmente veio com 500ml de vinho.
Revigorados pelo excelente almoço continuamos nossa tour em busca dos melhores vinhos do Vale. Próxima parada: Casa Valduga.
Com conceito similar a Miolo, possui uma diversidade de negócios em torno do vinho como pousada, restaurante, complexo enoturístico, etc. Dedica especial atenção aos espumantes e atualmente possui a maior adega deste tipo de vinho da América Latina. Graças a intervenção de nosso guia Edgar recebemos uma atenção mais do que especial no momento da degustação.
Casa Valduga: a maior quantidade de bons vinhos degustados.
Deixamos a casa Valduga com dois excelentes vinhos e duas taças de cristal de recordação. Nosso próximo destino: Dom Cândido.
Agora sim estávamos em casa. Fomos recebidos pelo simpático Leandro que tornou nossa visita um ótimo bate papo, evidentemente regado a prova de ótimos vinhos e uma cachaça pra lá de especial. A nova loja possui uma ótima estrutura e o atendimento foi realmente de tirar o chapéu.
Dom Cândido: eu, Edgar e Leandro, boa conversa e ótimos vinhos.
Com esta última visita certamente poderíamos encerrar nosso tour pelo vale. Mas faltava ainda a singular uva Barbera Piemonte, utilizada pela pequena Vinícula Michele Carraro.
Esta visita foi um pouco diferente pois não lembrei de tirar fotos ou fazer qualquer anotação sobre os vinhos que experimentamos. Sorte minha a Karla ficar a meu lado nesses momentos onde minha memória enfraquece.
Vinícula Michele Carraro: a loja em forma de barrica é muito rústica e
a Karla a esta altura foi meu anjo da guarda.
O dia se aproximavava do fim quando voltamos para o hotel com o sentimento de dever cumprido. Conversamos bastante sobre vinhos e experimentamos ótimos exemplares nas principais vinículas da região. Diante dessa experiência foi possível concluir que temos vinhos excepcionais, porém com preços ainda pouco competitivos em relação aos importados.
Amanhã o roteiro é Gramado e Canela.
Estou aguardando...Parabéns pelo blog; mande uma dica para final de semana.
ResponderExcluirEstamos aguardando ansiosos as novidades!!
ResponderExcluirAh, e não esqueça de trazer nossos vinhos (rsrsrsrsrs)! Grande abraço para Sra. Freire e seu Felipinho!!!
Samara e Aquino,
ResponderExcluirObrigado pela visita ao blog.
Espero que gostem da matéria turística. Na sequencia farei alguns posts mais técnicos sobre as degustações dos vinhos.
Grande abraço.
Roger