Ainda não foi desta vez que encontrei o bom e barato. Comprei este rótulo no Carrefour por R$7,50 (normalmente encontrado por R$12). Porém, infelizmente seu padrão é compatível com o preço: baixo.
A Bodega Santa Ana, da região de Mendoza, com mais de um século de atividades, desde 1891, possui vinhos premiados e com ótimo conceito entre a crítica especializada. Pertence ao Grupo Peñaflor que também possui as vinículas Trapiche, Finca Las Moras, El Esteco, Michel Torino e Viñas Andina. Sendo que, segundo o site, é líder de exportação do vinho argentino.
Este vinho tem cor vermelha intensa, sem transparência alguma e com discreta formação de lágrimas na taça. Aroma intenso de frutas vermelhas e cravo. Excessivamente adstringente e com álcool em evidência. Esta última característica acredito que podemos atribuir ao tipo de uva (Shiraz), que normalmente produz vinhos potentes (13,5 a 14%). Nesse caso quebrou totalmente o equilíbrio do conjunto. Talvez, a guarda por um período maior "acalme" este jovem varietal argentino.
Para harmonizar certamente pratos de carnes e massas com temperos picantes.
Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :
o vinho citado ainda vende pelo seu nome e sua procedência argentina.... dia desses me deparei num jantar onde era oferecido este rótulo, até então o promissor Santa Ana encantava, foi tão rápida decepção quanto a vontade de renegá-lo ao garçom.
ResponderExcluirGrande amigo, obrigado pelo comentário!
ResponderExcluirRealmente não podemos arriscar com o vinho em ocasiões especiais. Um jantar por exemplo, pode ser diminuido ou até estragado no caso de um vinho ruim ou que não harmonize com os pratos servidos.
Grande abraço.