quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

243. Tsantali - Naousa - 2008

Este é o quinto vinho grego que passa pelo Mundo Vitis e foi oferecido pelo confrade Fabiano. Todos os anteriores também são do mesmo produtor (Tsantali) e foram comprados no Carrefour por preços bastante acessíveis. Assim se você gosta de conhecer e experimentar vinhos de várias regiões do mundo fica a dica.
A vinícola Tsantali foi fundada em 1890 por Evangelus Tsantalis no leste da Trácia (sudoeste da Europa que corresponte atualmente a Turquia). Em 1970 foi inaugurada a adega em Naousa (região central da Grécia e denominação de origem protegida) e três anos depois iniciou a exportação de vinhos. Desde 1996 é comandada pela terceira geração da família. 
Este Naousa 2008 é produzido a partir da uva Xinomavro e possui boa tipicidade. O solo calcário, arenoso e rico em magnésio onde as vinhas são cultivadas está presente no toque mineral incorporado ao conjunto do vinho. Nariz discreto com alguma fruta vermelha muito madura. A passagem por madeira é quase imperceptível, boa acidez e taninos com certo destaque. A indicação de servir a temperatura de 19 graus é uma curiosidade.


Indicações onde a Tsantali possui vinhas.




Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :



Nenhum comentário:

Postar um comentário