quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

236. Casa Valduga Reserva - Moscatel - 2011

Antecipamos o Natal com o compadre Fabiano para o domingo em um animado churrasco. Sobre o almoço basta citar algumas das carnes para entender o nível altíssimo proporcionado pelo anfitrião: carré de carneiro, fraldinha na mostarda e bife ancho. Nesta deliciosa extravagância gastronômica a cerveja gelada foi o acompanhamento perfeito. Evidente que abrimos uma garrafa de vinho, mas esta história é para outro post. Nosso grande confrade Ernesto também estava presente e me agraciou com um espumante nacional de ótima qualidade: o Casa Valduga Reserva Moscatel. Aproveito para reforçar meus votos de um excelente 2013 para os dois camaradas e suas famílias!
Produzido com uvas Moscato Gialo, no método Asti, é boa opção para acompanhar sobremesas, frutas e outros petiscos descompromissados. Com perlage fino, acentuado e constante, destaca-se pela limpidez e frescor visual. Aroma discreto trazendo frutas brancas cítricas. É de paladar leve, fresco, com acidez e doçura equilibrados se servido na temperatura correta (entre 4 e 6 graus).
Foi servido antes da ceia de Natal, paralelamente a um Lambrusco Dell'Emilia - Bianco Amabile, e recebeu de maneira unânime os votos de predileção. Venceu de "lavada".

Em tempo: O método Asti consiste em interromper a fermentação quando se atinge entre 7 e 10% de alcool, deixando assim uma quantidade de açúcar residual na casa de 60 a 80 gramas por litro (relembre aqui a classificação dos espumantes quanto a sua "doçura").


Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :

Nenhum comentário:

Postar um comentário