quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

233. Salton Brut


No final de 2011 prometi que colocaria mais postagens sobre espumantes e afins aqui no blog. Não que eu tenha passado em branco as festas de final de ano, mas escrever sobre eles me pareceu uma tarefa bastante difícil. A época que são lembrados e bebidos está chegando novamente, assim decidi voltar a carga e estourar algumas rolhas.
Quando meu irmão Wesley chegou para o almoço de domingo abraçado em um saco gigante com ostras, visualizei a possibilidade de fazer a famosa e didática harmonização entre frutos do mar e espumantes. Confesso que sempre associei as ostras a cerveja bem gelada na beira da praia. Mas funcionou bem e até mesmo o velho e bom cervejeiro aprovou a combinação.
Este espumante da Salton é produzido a partir das uvas Chardonnay e Riesling com o método Charmat (este processo consiste na segunda fermentação em tanques pressurizados  enquanto que no método Champenoise a segunda fermentação é feita na própria garrafa). Na taça cor brilhante de um palha de média tonalidade. Boa formação de espuma e bolhas. Aromas discretos de flores e frutas cítricas. Na boca é seco, acidez interessante e bastante refrescante. 
Outra questão que sempre causa dúvida é com relação a característica Brut, Extra-Brut, Demi-Sec, etc. Esta classificação refere-se a quantidade de açucar em gramas por litro e a ordem do "seco" para o "doce" é a seguinte:
- Nature: 0 grama/litro de açúcar
- Extra-brut: até 6g/l de açúcar
- Brut: até 15g/l de açúcar
- Extra-dry: entre 12-20g/l de açúcar
- Sec: entre 17-35g/l de açúcar
- Demi-sec: entre 33-50g/l de açúcar
- Doux: acima de 50g/l de açúcar

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :



Nenhum comentário:

Postar um comentário