sexta-feira, 30 de novembro de 2012

232. Tutunjian - Cabernet Sauvignon - 2008


Normalmente guardo o vinho que ganho dos amigos para posteriormente compartilhar com o "pai da criança". Isto gera uma situação interessante pois coloca frente a frente criador e criatura. No caso deste Cabernet chileno, que ganhei do confrade Jeferson em meu aniversário, contrariei minhas regras e saquei a rolha sem a presença do ilustre amigo. 
Particularmente gosto muito quando retiro o invólucro que protege a rolha e observo um bom material. A própria rolha, neste caso de cortiça maciça, também indica especial cuidado do produtor com a nossa primeira impressão. Somado a estes detalhes a pesada garrafa em formato bordalês impecável e o sóbrio rótulo, fecham um belo conjunto visual externo.  
O contra-rótulo indica informações importantes sobre os vinhedos e o processo de fabricação. O texto ressalta o cuidado na colheita manual das uvas, que provém de plantas com mais de 30 anos, bem como o envelhecimento em barris de carvalho por 12 meses e em garrafa por mais 6 meses antes de ser comercializado. 
Na taça é escuro, brilhante e intenso. Aromas frutados e notas de baunilha se destacam. Na boca é muito quente e picante. O final de boca mantém a intensidade inicial, infelizmente com destaque para álcool.  Neste ponto parece estar o único defeito deste rótulo, onde o álcool deixa a pulga atras da orelha a partir da análise olfativa. Quando percebi esta característica deixei o vinho em decanter por mais de 2 horas e ainda assim o álcool parece estar "grudado".


Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :



Nenhum comentário:

Postar um comentário