domingo, 14 de outubro de 2012

230. Don Pascual - Tannat - 2010


O Uruguai ocupa a 27a. posição no ranking mundial de produção de vinhos, sendo a variedade Tannat o grande ícone do país. Ela aparece em mais de 30% dos rótulos e normalmente produz caldos escuros, potentes e com altos níveis de tanino. O Don Pascual certamente é um dos vinhos uruguaios mais vendidos no mundo. Foi lançado em 1996 sendo seu nome uma homenagem a Don Pascual Harriague, um dos grandes responsáveis pela introdução da Tannat no país. O Estabelecimento Juanicó, pertencente ao Grupo Deicas, possui mais de 250 vinhedos espalhados em 350 hectares nas regiões de Canelones, Paysandu e San José. Atualmente é considerado monumento histórico pelo Ministério de Educação e Cultura do Uruguai. Sua linha é composta por 30 vinhos diferentes e aqueles com característica de consumo ainda jovem são todos com tampa rosqueável. O Don Pascual Tannat 2010 tem cor escura, fechada de um rubi intenso e com certo brilho. O aroma é bastante contigo com notas de ameixa em compota e temperos escuros. Na boca a adstringência é evidente, os taninos são firmes e presentes, seco, com final médio de boa intensidade. Aredito que seja um ótimo exemplo de Tannat para que quer conhecer as características do vinho uruguaio. Também é acompanhamento ideal para um suculento churrasco.

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :


4 comentários:

  1. Olá meu caro, bom dia,

    Gostaria de saber se você já degustou o vinho Terras de Xisto.

    Obs: O Vinho Toro Loco, você encontrou mais para a venda?

    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,
    Já peguei uma garrafa deste vinho nas mãos e não comprei, confesso que não recordo o motivo. Tenho os rótulos portugueses como sendo, sem dúvida nenhuma, a melhor relação preço qualidade para o velho mundo. As prateleiras das adegas e mercados estão repletas de ótimas garrafas de vinhos da terrinha.
    Quanto ao Toro Loco sei que a Wine.com está comercializando. Veja http://www.wine.com.br/wineinfo/hotsite/toro-loco/
    Grande abraço!
    Roger - Mundo Vitis

    ResponderExcluir
  3. Pois é Roger, entrei nesse site, porém as reservas do vinho - Toro Loco - estavam esgotadas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ! Degustei um 2014.... Estou iniciando no mundo dos vinhos. Procurando se encontra muitos rótulos interessantes a um preço accessível.

    ResponderExcluir