terça-feira, 4 de setembro de 2012

224. Redondo - Alentejo - 2009

O Alentejo talvez seja a maior e mais famosa região vitivinícola de Portugal. No passado suas vinhas foram cultivadas por fenícios e romanos, agora são os grandes produtores e cooperativas que comandam a maior fatia da produção de vinhos. As principais características desta região são as extensas planícies e o clima mediterrâneo. Possui várias sub-regiões, sendo que na DOC Redondo a composição dos vinhos tintos deve seguir as seguinte determinação: Alfrocheiro, Aragonez (Tinta Roriz), Castelão, Tinta Caiada e Trincadeira, no conjunto ou separadamente com um mínimo de 70%, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Carignan, Grand Noir e Moreto.
Este rótulo é produzido pela Roquevale Sociedade Agrícola da Herdade da Madeira e possui a indicação das castas Aragonez, Castelão, Moreto, Trincadeira sem mencionar as proporções exatas. A Roquevale passou a produzir com sua própria marca a partir de 1989 com uvas provenientes de duas propriedades: Monte Branco e a Herdade da Madeira Nova de Cima. Atualmente exporta cerca de 15% de sua produção para países como Macau, Filândia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica e Brasil.
O vinho mostrou-se bastante equilibrado e versátil. Na cor rubi com nuances em granada, limpidez e ótimo brilho já demonstra elegância.
Aromas frutados com notas maduras e algum caramelo bastante contido. Na boca apresenta boa estrutura e tanicidade interessante. Leve, descomplicado e que pode acompanhar uma boa conversa sem ficar chato.


Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :


Nenhum comentário:

Postar um comentário