terça-feira, 24 de julho de 2012

217. Viu Manent - Carmenere - 2009

Este rótulo experimentei no aniversário de meu afilhado, o "Lui". Inteligente, educado e coxa-branca, este garoto vai longe. Frequenta o estádio Couto Pereira desde muito pequeno, era uma espécie de talismã e recebia o carinho da torcida quando chegávamos nas cadeiras inferiores. Foram muitos invernos, noites frias e chuvosas, dias de sol, jogos da série B e A do brasileirão, Copa do Brasil e Paranaense, mas estávamos sempre lá, uniformizados e com a esperança de um bom jogo. Para o Lui a obrigatoriedade era o pastel de carne, o copo de refrigerante e as vezes uma pipoquinha para fechar. Com as boas lembranças desta época fico ansioso para levar o Felipe no estádio e assitir um jogo do Coritiba, quem sabe ainda este ano.
No caso do vinho é fabricado pelo vinícola chilena Viu Manent, fundada em 1935 pelo catalão Miguel Viu-Garcia. A cidade escolhida inicialmente foi a capital chilena e somente em 1996 comprou uma propriedade na região de Cunaco em Colchagua, distante 150km de Santiago. Encontrei algumas referências na web sobre a ótima característica turística da vinícola, com passeios guiados pela propriedade, restaurantes e salas de degustação.
Durante uma festa de aniversário certamente não é a ocasião mais adequada para analisar um vinho, porém a qualidade deste rótulo é bastante aparente. Ótima coloração, fechada e brilhante. Aromas de temperos escuros, frutas negras maduras com fundo tostado. Algumas notas de baunilha também aparecem muito sutilmente. Na boca é elegante e aveludado. Álcool na medida certa e final médio.
Segundo o site é composto de 100% Carmenere com amadurecimento de 25% do vinho em barricas de carvalho francês e americano de segundo e/ou terceiro uso.


Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :

Nenhum comentário:

Postar um comentário