Este vinho é produzido na zona típica de Rubicone, uma comuna dentro da região de Emilia-Romagna situada ao norte da Itália.
A uva Sangiovese, que tambem é conhecida por outros nomes como Brunello, Morellino, Prugnolo, Sangioveto, entre outros, possui cachos muito carregados e bagos com casca muito grossa. Estas caracteristicas podem agir negativamente na vinificação, principalmente se o tempo de maturação não for corretamente observado. Normalmente o resultado são vinhos rústicos e grosseiros. O inverso também é verdadeiro, pois com os devidos cuidados do produtor esta cepa pode gerar vinhos fantásticos como o Chianti, Brunello di Montalcino e os Supertoscanos.
Este Vezzani rubicone apresentou coloração fechada com tons quase grená. Pouco brilho, nenhuma transparência e ótima viscosidade. Não é muito aromático trazendo fruta madura, tomate e algum tempero escuro. No paladar também mostrou-se fechado, picante e herbáceo. Porém a característica mais marcante foi o sabor de azeitona verde que ficava mais evidente no retrogosto. Corpo médio, boa persistência com taninos e acidez em equilíbrio. Seu preço está na faixa de R$17. Este rótulo foi mais um de tantos já "patrocinados" pelo compadre Fabiano.
Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :
Nenhum comentário:
Postar um comentário