sábado, 23 de abril de 2011

Dona Dominga Reserva - Cabernet Sauvignon - 2007

Este vinho é produzido pela Casa Silva e apesar de ser o primeiro rótulo desta tradicional vinícola no blog, já experimentei outras garrafas e considero um digno representante chileno. Garrafa mais pesada do que o normal, o alumínio da cápsula de ótima qualidade e a longa rolha de cortiça são o cartão de visita. O rótulo é elegante e discreto. Já o contra-rótulo traz a indicação de 100% CS e 13,5 de alcool. Mostra cor rubi intensa, quase sem transparência e pouco brilho. Muitas lágrimas, densas e lentas que mancham as paredes da taça.
Não apresentou-se muito aromático mostrando-se fechado, contido e com notas típicas da Cabernet Sauvignon (pimentão). Também conforme evoluiu na taça as notas de baunilha e tabaco esconderam quase toda a fruta.
Mas como os vinhos são realmente surpreendentes e a cada nova garrafa temos uma surpresa, toda a timidez e desequilíbrio entre fruta e madeira do aroma, foram substituídos por uma intensidade gustativa impressionante. Ótima acidez e os taninos devidamente arredondados pelos quatro ou cinco anos de garrafa. Álcool imperceptível, retrogosto agradável e longa persistência tornam este vinho uma ótima relação preço x qualidade (comprei por R$21 no Condor).
Este vinho está iniciando sua curva descendente e possivelmente perdeu alguma propriedade aromática por conta disso. Porém, qualquer aresta que poderia existir ao paladar foi ajustada e está "redondinho". Sabe aquele jantar sem grandes comprometimentos apenas para conversar com os amigos... este Cabernet Sauvignon é perfeito!

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :





Clique para mais detalhes e preço nas lojas on-line:

Nenhum comentário:

Postar um comentário