sábado, 22 de maio de 2010

Porca de Murça - Tinto - 2006

Receber presentes é ótimo. Quando é algo que gostamos então...
Meu amigo/irmão Adriano, noite dessas, apareceu para jantar e trouxe consigo um vinho português, o Porca de Murça. A primeira curiosidade certamente refere-se ao nome. Dentre vários textos que explicavam a origem, o que me chamou mais atenção foi o blog do Sequetin, onde indicava que o povoado de Murça era constantemente atacado por javalis e ursos. Sendo que, o mais feroz desses animais foi abatido pelo Senhor do lugarejo. Para eternizar a façanha, ergueu um monumento em pedra do centro da vila. Esta escultura monolítica passou a ser utlizada como referência turística da região.
Produzido pela Real Companhia Velha é uma das marcas mais antigas da região do Douro. É feito a partir das castas touriga nacional, touriga francesa, tinta roriz, tinta barroca e tinta cão.
A partir de 2006 os rótulos não trazem mais a famosa imagem da "porca", que foi substituída por um arco dourado.
Mostrou violeta intenso na cor. Aroma lembrando frutos vermelhos e especiarias. Macio, acidez equilibrada e álcool um pouco evidente, sem tirar a harmonia do conjunto. Preço entre R$20 e R$25. Passou muito bem pela prova de fogo: a pizza de tomate seco, palmito e catupiry.

A rolha traz as iniciais da bicentenária produtora
de vinhos de Portugal, fundada em 1756.


Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :






Clique para mais detalhes e preço nas lojas on-line:

Nenhum comentário:

Postar um comentário