terça-feira, 25 de setembro de 2012

226. Marques del Nevado - Merlot - 2011

Esta semana tive nova oportunidade de beber o controverso rótulo espanhol Toro Loco (relembre). Meu compadre Anderson adquiriu duas garrafas na Wine.com, ainda no primeiro lote trazido com exclusividade e com cerca de 120 mil unidades. Segundo informações que encontrei na web o segundo lote já está negociado, porém a quantidade de garrafas negociadas segue em segredo. Acessei o portal da Wine.com e não existe referência ao Toro Loco em nenhum local do site, pelo menos nas áreas abertas a não assinantes. No meu comentário sobre o Toro Loco, feito duas semanas antes de sua explosão midiática, indicava que talvez fosse um estilo mais moderno em relação a outros rótulos do velho mundo. Nesta nova oportunidade pude comprovar isso com a opinião da Karla, que as cegas, pois o Anderson propositalmente escondeu a garrafa, indicou que talvez aquele vinho fosse chileno. Quanto a mim, fiquei intrigado e com  aquela sensação de Déjà vu, mas sem apostar em chileno ou argentino. Minha memória organoléptica não conseguiu referenciar sequer a Tempranillo, quanto mais o rótulo específico. Depois de desmascarado consegui lembrar de algumas características e a mudança mais marcante, certamente pela aeração no decanter, foi a diminuição da presença do alcool. Porém, também foi embora a nota de baunilha que destaquei na primeira degustação.
Na sequência abrimos o Marques del Nevado para colocar a prova o polêmico espanhol. Neste caso foi covardia, pois o Merlot chileno mostrou muito desequilíbrio principalmente no alcool e tanicidade. Tudo bem que a faixa de preço era desigual (Marques - R$13 e Toro - R$25) mas de qualquer forma foi uma lavada. Eu havia experimentado o Carmenere (relembre) desta linha e até indiquei como boa relação preço x qualidade. Mas com a Merlot ficou bem abaixo do esperado, me deixando de certa forma surpreso. Inicialmente pouco aromático e bastante agressivo no paladar, quente e com alcool em evidência. Não vai melhorar com tempo de garrafa, certamente esta não é a proposta do produtor.

Avaliação ..:: Mundo Vitis ::.. :






Um comentário:

  1. Dos últimos 15 vinhos que eu provei o Marques del Nevado Merlot é disparado o pior hehehe.

    ResponderExcluir